Outubro 26 - Novembro 2

LisbonWeek na Ajuda

Vai ser um dos grandes acontecimentos do ano na Ajuda e na cidade de Lisboa.
A 5ª edição da LisbonWeek começa dia 26 de outubro. A edição deste ano vai dar a conhecer a freguesia da Ajuda, até 2 de novembro.
Criada em 2012, a LisbonWeek dá a conhecer o património e os espaços únicos das freguesias. Visitas, exposições e atividades no espaço público, pretendem proporcionar a todos os públicos novos olhares sobre os territórios de Lisboa e projetar a cidade como capital plural, explorando as singularidades de cada freguesia, em estreita ligação com as comunidades.
Em edições anteriores, o evento organizou em Alvalade uma exposição dedicada a Porfírio Pardal Monteiro – “Arquiteto de Lisboa”, levando ao Lumiar, as duas maiores obras de arte urbana da cidade: do artista Pantone e do português Raf. Em Telheiras, mereceram destaque duas esculturas de Robert Panda.
A apresentação da 5ª edição da LisbonWeek decorreu no dia 1 de Fevereiro.
Na ocasião, Jorge Marques, presidente da Junta de Freguesia da Ajuda, recebeu a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Vaz Pinto e Xana Nunes, presidente da Actu – Associação Cultural Turística Urbana.
A LisbonWeek é co-organizada pela autarquia e pela Actu, com o apoio da Junta de Freguesia da Ajuda.
Jorge Marques realçou a importância da LisbonWeek que “se tem revelado um dos mais importantes projetos culturais da cidade e que, chegando à Ajuda se vai juntar a uma série de ofertas culturais já existentes. Está será também uma oportunidade de valorizar a riqueza cultural e humana da freguesia projectando-a para o exterior da Ajuda”, concluiu.